Programação da 22° Semana dos Museus inicia nesta segunda-feira

Em 2024, a 22° edição da Semana Nacional de Museus traz o tema “Museus, Educação e Pesquisa”. A escolha do tema, proposto anualmente pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM para o Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio, apresenta uma reflexão sobre a fundamental atuação dos museus como impulsionadores de educação e pesquisa.

A 22° Semana Nacional de Museus busca enfatizar o papel dos museus brasileiros no estímulo a perguntas e descobertas sobre as culturas e conhecimentos elaborados pelas comunidades que integram o nosso país, promovendo a participação social.

Em Laguna, a programação da Semana dos Museus inclui roda de conversa, visitação guiada, contação de histórias e oficina sobre os acervos que contam a história da cidade, com a intenção de proporcionar, principalmente para estudantes e a população local, o conhecimento e a experiência cultural dentro dos museus.

De 13 a 19 de maio a entrada nos museus é gratuita.

Confira a programação:

13/05 – 15h

Roda de Conversa com o pesquisador Luís Claudio Abreu (pesquisador, acadêmico de jornalismo e história, jornalista no Agora Laguna) sobre o processo de pesquisa em acervos para seu Livro sobre a Imprensa Lagunense. Aberto ao público.
Local: Arquivo Público Casa Candemil.

14/05 – 9h

Visita guiada no Centro Histórico de Laguna e nos Museus. Grupo escolar agendado.

16/05 – 9h

Contação de história infantil com a professora e contadora de histórias Mariliane Medina Silveira. Grupo escolar agendado.
Local: Casa de Anita

17/05 – 14h

OFICINA – Sambaquis: lugares de memória dos povos indígena de longa duração com a professora Joice de Souza Avelina Costa (professora de história e sociologia, mestranda em ensino de história da UFSC). Grupo escolar agendado.
Local: Casa de Anita.