Projeto de revitalização de plataforma da antiga estação é apresentado

Em reunião na tarde desta quarta-feira, 26, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, foi apresentado o projeto de revitalização da plataforma da antiga estação ferroviária, em Cabeçuda.

O encontro contou com a presença de integrantes da Ferrovia Tereza Cristina (FTC) e do Museu Ferroviário de Tubarão. A estrutura que tem cerca de 40 metros é utilizada para embarque e desembarque de turistas nos passeios de Maria Fumaça ao longo de todo o ano.

O projeto está 98% pronto e deve ser finalizado em 30 dias após os ajustes necessários. Após isso, ele deverá ser encaminhado para aprovação final da FTC. Atualmente, são 270 passageiros que viajam nos vagões, com turistas de diversos lugares de Santa Catarina e do Brasil. Os passeios para Laguna devem ocorrer todos os meses durante o ano, segundo o Museu Ferroviário.

“O projeto foi feito focado na acessibilidade, visando melhorar a estação ferroviária para atender os visitantes que vêm até a cidade nos passeios”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Natanael Wisintainer.

O projeto inclui sinalização horizontal e vertical, totem em braile, piso tátil, espaço para cadeirantes, rampas de acesso, corrimão, plataforma de embarque em ônibus, além de iluminação.

“Para Laguna será muito importante, pois 85% das pessoas que viajam no trem são de fora, a exemplo de Florianópolis, Joinville, Blumenau e outros estados como Rio Grande do Sul e Paraná. Ganha o turismo local, a rede hoteleira, os artesãos e toda região”, ressalta o representante do museu, Jefferson Vitorino.

A iniciativa tem a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento, Turismo, Fundação Lagunense de Cultura, Ferrovia Tereza Cristina e do Museu Ferroviário.

Em agosto tem passeio de Maria Fumaça

O Museu Ferroviário anunciou para o dia 20 de agosto um novo passeio de Maria Fumaça. O trem sairá de Tubarão rumo à Laguna com saída às 08h30 do museu, no bairro Oficinas. A viagem tem duração de cerca de 01h20 com apresentação de músicos, teatro e serviço de bordo com a venda de bebidas e outros produtos.

Após o desembarque em Laguna, haverá translado de ônibus até o Centro Histórico. O pacote não inclui almoço, porém, no Centro de Laguna haverá algumas opções de almoço e lanches, indicados pela organização do passeio.

Os passageiros ficarão livres durante três horas, podendo visitar a Igreja Matriz, Casa de Anita, Mercado Público, Feira de Artesanato na praça e outros pontos turísticos

O retorno do trem para Tubarão acontece às 14h. Outras informações e compra de passagens podem ser feitas através do WhatsApp do Museu Ferroviário: (48) 98868-1414.

Divulgação/MFT