Secretaria de Pesca apresenta projeto de trapiches coletivos e sustentáveis em Brasília

O Secretário de Pesca e Agricultura do município, Dener Vieira, entregou nesta quinta-feira (27), em Brasília, o Projeto Trapiche Sustentável, iniciativa do Programa “Amplia Pesca Laguna, Cuidar, Transformar e Evoluir”, que visa construir trapiches e sarilhos comunitários em comunidades pesqueiras de Laguna.

“O projeto Trapicho Sustentável tem como objetivo principal melhorar a dignidade do trabalho dos pescadores artesanais, fornecendo infraestrutura adequada e segura para suas atividades diárias. Além disso, a iniciativa busca substituir estruturas antigas ou construídas com materiais pesados que prejudicam o meio ambiente, como a lagoa, por novas construções sustentáveis”, destacou o secretário municipal.

O projeto prevê espaço para 36 embarcações, iluminação solar, material sustentável e área coberta. O custo estimado para execução será de aproximadamente R$532 mil reais. 

O projeto foi apresentado ao Deputado Federal Fabio Schiochet, e segundo o Secretário Dener Vieira, “o parlamentar reforçou seu compromisso em apoiar iniciativas que beneficiem as comunidades pesqueiras e contribuam para a preservação do meio ambiente”.

Programa Amplia Pesca Laguna:

O programa “Amplia Pesca Laguna, Cuidar, Transformar e Evoluir” está em fase de desenvolvimento pela Secretaria de Pesca e Agricultura, e o Trapicho Sustentável é uma das ações propostas para atingir os objetivos do programa. “A construção desses trapiches e sarilhos comunitários em comunidades pesqueiras proporcionará melhores condições de trabalho e, consequentemente, uma melhoria na qualidade de vida dos pescadores e suas famílias”, ressalta Dener.

O gestor da pasta salienta a importância da comunidade pesqueira ser ouvida e participar da construção coletiva deste projeto, “garantindo que as ações sejam efetivas e tragam benefícios reais para os pescadores e o meio ambiente”.

Confira o vídeo do projeto dos trapiches: