Resex: moradores e autoridades voltam a demonstrar reprovação em reunião na Passagem da Barra

O Governo Municipal reuniu-se novamente nesta quarta-feira, 14, com moradores, pescadores, associações e representantes políticos da região para debater e impedir a implantação da Reserva Extrativista Marinha do Cabo de Santa Marta (Resex).

A reunião ocorreu no salão paroquial da Passagem da Barra e contou com a participação do secretário da Casa Civil e deputado estadual licenciado, Estêner Soratto, deputado estadual Volnei Weber, representantes da OAB, vereadores, Procuradoria e secretários municipais.

Um grupo de trabalho, formado na última reunião, busca meios jurídicos de barrar o andamento do processo. “Solicitamos via administrativo e notificações, documentos para o Instituto Chico Mendes e Apa da Baleia Franca mas até o momento não recebemos nenhum documento ou resposta”, explicou o prefeito, Samir Ahmad.

Em paralelo, a Secretaria de Agricultura e Pesca (Sepagri) está produzindo estudos para elaboração de um contraponto técnico. “Essa pauta iniciou em 2002 e sabemos que a região do Farol não é a mesma vinte anos depois. Nossos biólogos estão captando todas as informações do cenário de 2022 e atual, para subsidiar as ações jurídicas com informações técnicas e pesquisas”, destaca o secretário, Dener Vieira.

Ao final, o prefeito Samir Ahmad solicitou apoio aos representantes políticos: “Nós estamos correndo contra o tempo e não vamos permitir que se crie essa reserva em Laguna. Nosso jurídico está atuando para encontrar formas efetivas de solucionar o problema, mas conto com a ajuda, união e apoio de todos os nossos representantes políticos a nível estadual e nacional, para intermediar junto e por Laguna”.

Os deputados estaduais presentes declararam apoio a causa, e se comprometeram em solicitar informações sobre o projeto. “O Governo do Estadual é parceiro, vai estar em todas as ações, para apoiar e auxiliar no que for necessário”, afirmou Soratto.