Sábado tem mutirão de limpeza no Molhes da Barra

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias será lembrado em Laguna neste sábado, 16, com um mutirão.

Com apoio da Prefeitura de Laguna, através da Secretaria de Turismo e Lazer, a ação é organizada pelo Centro Acadêmico de Biologia (Cabio), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em colaboração com o projeto ‘Nada é Lixo’.

O mutirão ocorre na região do Molhes da Barra, na praia do Mar Grosso, a partir das 08h.

“Convide sua família e amigos para essa iniciativa crucial em prol da preservação de nossas praias e do meio ambiente. Traga sua energia positiva e junte-se a nós nesse movimento global para um planeta mais limpo e saudável”, convida a organização, em postagem nas redes sociais.

As pessoas interessadas em participar do mutirão podem confirmar presença através desse link.

Ao todo, serão cerca de 1,7 km de limpeza de praias, entre a Tesoura e a Praça do Villa. Os participantes devem levar luvas para proteção, boné ou chapéu, protetor solar e água. A organização irá disponibilizar sacos de lixo.

Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (DMLRP)

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias acontece sempre no terceiro sábado de setembro e foi criado e vem sendo desenvolvido desde 1986 pelo Ocean Conservancy – Centro para a Conservação da Vida Marinha.

No Brasil acontece desde 1997, sendo organizado regionalmente pelo IPeC e parceiros a partir de 2002. A iniciativa também está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para esta década (2021 a 2030), da Organização das Nações Unidas (ONU), um apelo global voltado ao objetivo 14, que versa sobre a conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

O Dia Mundial da Limpeza não é somente uma coleção de mutirões de limpezas, mas é uma rede forte e única de agentes que compartilham a visão de um mundo livre de resíduos.

O Dia Mundial da Limpeza é um movimento cívico que une 191 países e milhões de pessoas em todo o mundo para limpar o planeta. Em um único dia!

Inúmeras entidades e organizações se aparelham e se unem para celebrar esse dia, para realizar ações compatíveis com essa preocupação de limpar para preservar, para salvar, para fazer nossa terra durar, subsistir.