Saúde promove a campanha Julho Amarelo para prevenção das Hepatites Virais

A Prefeitura de Laguna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está engajada na divulgação e conscientização da Campanha Julho Amarelo, que ocorrerá de 01 a 31 de julho. Esta iniciativa nacional, instituída pela Lei nº 13.802/2019, visa fortalecer as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais, com o objetivo de eliminar essas doenças como um problema de saúde pública até 2030, conforme compromisso assumido pelo Brasil com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Durante o mês de julho, diversas ações serão realizadas para disseminar informações sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites virais. Um dos destaques será o treinamento que ocorrerá nos dias 05 e 12 de julho, voltado a todos os profissionais de saúde do município. Este evento tem como propósito atualizar e ampliar o conhecimento dos participantes, reforçando as melhores práticas no cuidado com pacientes portadores de hepatites virais.

Atualmente, Laguna conta com aproximadamente 365 pacientes cadastrados no programa municipal de hepatites virais. Todo o acompanhamento desses pacientes é realizado integralmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do Programa IST/HIV/AIDS/Hepatites Virais. Este suporte inclui consultas especializadas, realização de exames e fornecimento de medicações necessárias, garantindo um cuidado abrangente e de qualidade.

A Prefeitura convida toda a população a participar ativamente da Campanha Julho Amarelo, colaborando na disseminação de informações sobre a importância da prevenção das hepatites virais e na busca por um futuro livre dessas doenças. Juntos, podemos alcançar o objetivo de eliminar as hepatites virais como problema de saúde pública, promovendo uma melhor qualidade de vida para todos os cidadãos de Laguna.

Para mais informações sobre a campanha e os serviços oferecidos, entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde ou a UBS do seu bairro.