Segunda etapa: 825 animais serão castrados pela Prefeitura

A Prefeitura de Laguna, através de sua Gerência do Bem-Estar Animal, informa que a segunda etapa das castrações teve início nesta segunda-feira, 17.

Por meio de um contrato com um hospital veterinário local, o município realizará a castração de 825 animais, entre cães e gatos. É importante ressaltar que a castração será agendada apenas mediante encaminhamento da equipe do Bem-Estar, após o cadastro prévio realizado através do WhatsApp (48)3644-0013 ou presencialmente.

A ordem das castrações segue uma prioridade já definida por lei, beneficiando os animais de rua em primeiro lugar, seguidos pelos animais resgatados por protetores, cães da raça pitbull, tutores em situação de vulnerabilidade financeira e, por fim, os animais com tutores particulares. Nesta etapa, o intuito é atender à demanda da comunidade.

Serão convocados os animais que já realizaram o cadastro iniciado em dezembro do ano passado, assim como aqueles que compareceram ao mutirão itinerante anterior, mas não puderam ser castrados naquela ocasião.

“Estamos empenhados em proporcionar uma abordagem responsável e cuidadosa para a questão da castração, visando o benefício tanto dos animais quanto da comunidade em geral”, destaca o secretário de Pesca e Agricultura, Dener Vieira.

Essa iniciativa busca garantir o controle populacional de forma humanitária, promovendo o bem-estar animal e contribuindo para a saúde pública de Laguna.

Contratação de hospital veterinário 24h

Marcando um avanço significativo no bem-estar animal, o município de Laguna anunciou recentemente a contratação de hospital veterinário que irá oferecer atendimento emergencial 24 horas com toda a estrutura necessária para as demandas.

A iniciativa se deu através de processo licitatório, via pregão presencial (27/2023), no valor de R$ 484.872,70. O contrato foi assinado no início de julho e o vencedor do certame foi o Hospital Veterinário Vital.

Além disso, o município também está intensificando seu compromisso com o controle populacional de animais, anunciando a próxima etapa de seu programa de castrações, que vai atender diversas categorias dentro da comunidade.

Os recursos foram garantidos através de emenda impositiva no valor de R$ 150 mil, do ex-deputado federal Rodrigo Coelho, além de recursos próprios do município. Cerca de R$ 635 mil reais serão investidos nos projetos.

Avanços no Programa de Castração

O município está entrando na segunda fase do projeto, com um total de 825 castrações planejadas. Além disso, já foram realizadas 900 castrações nos últimos oito meses.

Veja: animais cadastrados para castração por bairros – Até 15/05/2023

BairroNúmero de Animais
Caputera99
Campos Verdes131
Barranceira66
Portinho168
Magalhães280
Barbacena106
Progresso273
Estreito33
Cabeçuda236
Nova Fazenda23
Bananal84
Total1.499

Contato e agendamento

A Gerência do Bem-Estar Animal entrará em contato com a população por telefone, conforme as informações fornecidas no cadastro, para agendar as castrações na clínica.

A pasta solicita que a população aguarde o contato para o agendamento.