Semana Nacional de Museus registra mais de 800 visitantes

Dados divulgados pela Fundação Lagunense de Cultura (FLC) mostram que 880 visitantes passaram pela 21ª edição da Semana Nacional de Museus.

Realizada entre 15 e 21 de maio e totalmente gratuita, a programação contou com seis oficinas, duas exposições, palestra, sessão de filme ao ar livre em parceria com a Mostra Encantos de Cinema Ambiental (MECA) com sessões no Cine Teatro Mussi, além de apresentação do grupo de dança Herança Açoriana, de Florianópolis.

Ao todo foram cinco escolas municipais participantes das oficinas: EEB. Nininha Guedes dos Reis, EEB. Profº Iracy Virginia Rodrigues, CEI. Profº Laureni Vieira de Souza, CEI. Padre Agostinho e CEI. Chiquinha Gomes de Carvalho.

Esse ano o encontro trouxe o tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar”, como parte do avanço de uma agenda dedicada à sustentabilidade.

A escolha do tema, proposto anualmente pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM para o Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio, tem como objetivo destacar a importância dos museus como espaços que promovem o bem-estar e a sustentabilidade e apoiar três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): Saúde e Bem-Estar Global, Ação Climática e Vida na Terra.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, produzidos de forma integrada a partir do reconhecimento de que ações em determinados campos de políticas públicas afetam resultados em outros campos, estabelece uma clara sinalização no sentido de que são maiores as chances de sucesso quando se parte da construção de consensos e da pactuação coletiva de metas.

A Semana Nacional de Museus é uma das ações da Política Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, construída e proposta de forma articulada com o setor museal brasileiro, e que tem como propósito mobilizar os museus de todo o país a partir de um esforço de convergência de suas programações em torno de um mesmo tema.