Setembro Amarelo: prefeitura promoverá palestras sobre saúde mental
Em alusão ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio e de atenção aos cuidados da saúde mental, a Secretaria Municipal de Saúde promoverá um encontro com palestras gratuitas e abertas à comunidade no próximo dia 20 de setembro, às 19h, no Cine Mussi.
A programação contará com a palestra ‘Saúde mental – saúde e ações preventivas’ do Dr. Marcelo Magagnin Fratoni, especialista em saúde mental, e ‘o perigo das crenças limitantes’ ministrada pelo terapeuta Mharci Jacoby.
Outras ações:
A Unidade Básica de Saúde de Barranceira promoverá no dia 27 de setembro, às 10h, uma palestra com o tema ‘ansiedade’.
Setembro Amarelo:
O Setembro Amarelo tem o objetivo de conscientizar a sociedade e colaborar para a prevenção ao suicídio. A campanha é realizada durante todo o mês, mas o dia 10 de setembro é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
O suicídio é uma expressiva causa de morte no Brasil e no mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia. Entre 2010 e 2019, ocorreram no Brasil 112.230 mil mortes por suicídio. Houve um aumento de 43% nos casos registrados, conforme dados divulgados pela Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, realizadores da campanha no Brasil.
Em Santa Catarina, no ano de 2022, de acordo com o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), foram registrados 926 suicídios, dos quais 77% (718) foram cometidos por pessoas do sexo masculino. Em 2023, até 4 de setembro de 2023, foram notificados 580 suicídios, a maioria 76% (443) do sexo masculino.
Para ajudar a diminuir esses números é importante a disseminação de conteúdos com orientações para a população. “Precisamos conscientizar e prevenir a população. A morte por suicídio pode ser evitada por meio de encaminhamento e tratamento adequados. E para isso, as pessoas precisam estar atentas aos fatores de risco e aos sinais de alerta para identificar quem está precisando de ajuda ou para ajudar alguém próximo”, destaca Aline Arceno, gerente de Análises Epidemiológicas e Doenças e Agravos Não Transmissíveis, da Dive/SC.
Centro de Valorização da Vida
Um importante aliado na prevenção do suicídio é o Centro de Valorização da Vida (CVV), que oferece apoio emocional gratuitamente, de forma voluntária, 24 horas por dia, por telefone 188, e-mail ou chat pelo site da instituição (https://www.cvv.org.br/).