Vacinômetro: confira os números atualizados nesta quarta-feira

A Secretaria de Saúde atualizou nesta quarta-feira, 03, os dados referentes às pessoas vacinadas contra a Covid-19 no município. De acordo com o levantamento, são 37.750 adultos com a primeira dose da vacina.

Com as duas etapas de imunização somam 35.010 adultos, com a terceira dose são 26.710 e com a quarta 9.381 pessoas.

Ao todo, 4.257 doses infantis já foram aplicadas, sendo 138 na faixa entre seis meses a dois anos; 278 doses entre três a quatro anos e 3.841 para crianças entre cinco a 11 anos.

Já a vacinação contra a gripe (Influenza), atingiu até o momento 24,73% do público-alvo, ou seja, 4.172 pessoas. Laguna tem o total de 21.768 pessoas como público-alvo, segundo dados do Ministério da Saúde.

Neste sábado, dia 06 de maio haverá Dia D das 8h às 16h, nas unidades de saúde com sala de vacina: Ribeirão Pequeno, Caputera, Cabeçuda, Portinho, Esperança, Progresso, Campo de Fora, Magalhães, Passagem da Barra e Mar Grosso.

Vacinação contra a gripe

A Secretaria de Saúde iniciou a campanha de vacinação contra a gripe (Influenza), disponível para todos os grupos prioritários.

A imunização ofertada é a trivalente, eficaz contra as cepas da H1N1, H3N2 e tipo B e será aplicada até 31 de maio. As unidades atendem das 08h às 11h e das 13h às 16h.

A secretária municipal de Saúde Silvana Vieira, reforça a importância da vacinação contra a gripe. “É importante que as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários se protejam dos vírus da influenza. A vacina evita complicações reduzindo o número de internações e óbito em decorrência de infecções causadas pelos vírus”, alerta a secretária.

Os grupos prioritários definidos para a Campanha de Vacinação são:

• idosos com 60 anos ou mais de idade:

• crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias

• trabalhador da saúde:

• gestantes e purpéreas

• professores do ensino básico e superior:

• povos indígenas:

• profissionais das forças armada, segurança e salvamento:

• pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais

• pessoas com deficiência permanente

• caminhoneiros

• trabalhadores de transporte coletivo rodoviário

• trabalhadores portuários:

• população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade

Bivalente

Seguindo orientação do Ministério da Saúde, a vacina bivalente passou a ser liberada também para pessoas com comorbidade a partir de 12 anos de idade no grupo de público prioritário.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, para receber a dose, é necessário já ter tomado pelo menos duas doses das vacinas monovalentes e ter intervalo mínimo de 4 meses desde a última dose.

Segundo a nota técnica nº 17/2023, a relação de comorbidades elencadas para vacinação com a vacina bivalente:

• Arritmias cardíacas
  • Cardiopatias congênita no adulto
  • Cor-pulmonal e Hipertensão pulmonar
  • Diabetes mellitus
  • Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas
  • Doença hepática crônica
  • Doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares
  • Doença renal crônica
  • Hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves
  • Hipertensão Arterial Resistente (HAR)
  • Hipertensão arterial estágio 3
  • Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo
  • Insuficiência cardíaca (IC)
  • Miocardiopatias e Pericardiopatias
  • Obesidade mórbida
  • Pneumopatias crônicas graves
  • Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados
  • Síndromes coronarianas
  • Síndrome de Down e outras Síndromes genéticas
  • Valvopatias

A vacina bivalente, com campanha iniciada em 27 de fevereiro e que já abrange outras fases e grupos, devido à baixa procura pelo imunizante, segue liberada para pessoas com 60 anos ou mais.

Além disso, as doses estão disponíveis para pacientes imunossuprimidos com comprovação médica, gestantes com autorização médica e 120 dias após a última dose, puérperas com período de até 45 dias após o parto (se estiver amamentando levar autorização médica), profissional de saúde com a comprovação do vínculo de trabalho, pessoas portadoras de deficiência permanente, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e agora também pessoas com comorbidades.

A pasta ainda lembra que segue com a aplicação da vacina monovalente contra Covid para outros grupos:  crianças de seis meses a dois anos com a vacina Pfizer Baby agora também disponível nas terças-feiras na sala de vacina do Mar Grosso; 1ª, 2ª doses e reforços para outras faixas etárias.

As unidades atendem das 08h às 11h e das 13h às 16h. A dose bivalente se trata de uma dose de reforço, portanto, o esquema primário (1ª e 2ª dose) devem estar completos, e o tempo de quatro meses de intervalo entre cada aplicação deve ser respeitado.

A vacina bivalente é a segunda geração do imunizante, porque possui em sua composição a cepa original e subvariantes da Ômicron, que têm registrado maior circulação nos últimos meses. Assim, a nova dose de reforço traz mais uma camada de proteção para a população vulnerável.

Locais e horários para aplicação de Vacina contra Covid 19:

Sala de vacina Portinho: segunda-feira para pacientes a partir 12 anos

Quarta-feira: crianças de 6 meses a 11 anos

Sala de vacina Ribeirão Pequeno: segunda-feira para pacientes a partir 12 anos

Sala de vacina Campo de Fora: terça-feira para pacientes a partir 12 anos

Sala de vacina Cabeçuda, Esperança e Passagem da Barra: quarta-feira: para pacientes a partir 12 anos

Sala de vacina Mar Grosso: terça-feira para crianças de 6 meses a 11 anos e quinta-feira para pacientes a partir 12 anos

Sala de vacina Progresso e Magalhães: sexta-feira para pacientes a partir 12 anos.