Assistência Social participa de apresentação do Programa Novos Caminhos
A Secretaria de Assistência Social participou, nesta quarta-feira (05), da reunião de apresentação do Programa Novos Caminhos. O objetivo do programa é transformar a realidade de crianças e de adolescentes dos serviços de acolhimento para que alcancem uma vida digna e autônoma.
Para isso, o Programa trabalha com 4 eixos, são eles: Educação básica e profissional; Atividades de Vida Saudável; Ações de empregabilidade e Parcerias para a oferta de outras ações.
![](https://laguna.sc.gov.br/uploads/sites/142/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-06-at-15.55.58-1024x461.jpeg)
![](https://laguna.sc.gov.br/uploads/sites/142/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-06-at-15.55.57-1-1024x461.jpeg)
Abrigo Institucional para Crianças e Adolescentes
Em Laguna, o Serviço de Acolhimento Institucional é ofertado na modalidade Abrigo, com equipe composta por cuidadores, assistente social, psicóloga, coordenadora, auxiliares de serviços gerais e motorista, com capacidade instalada de 20 crianças e adolescentes.
Endereço: Rua Victor Meirelles, 131, bairro Esperança.
Email: abrigo@laguna.sc.gov.br
Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Sobre o Abrigo Institucional
O Serviço de Acolhimento Institucional acolhe Crianças e Adolescentes em medidas protetivas por determinação judicial, em decorrência de violação de direitos (abandono, negligência, violência) ou pela impossibilidade de cuidado e proteção por sua família.
O afastamento da criança ou do adolescente da família deve ser uma medida excepcional, aplicada apenas nas situações de grave risco à sua integridade física e/ou psíquica. O objetivo é viabilizar, no menor tempo possível, o retorno seguro ao convívio familiar, prioritariamente na família de origem e, excepcionalmente, em família substituta (por meio de adoção, guarda ou tutela).
O serviço deve estar voltado para a preservação e fortalecimento das relações familiares e comunitárias das crianças e dos adolescentes. O atendimento deverá ser oferecido para um pequeno grupo e garantir espaços privados, para a guarda de objetos pessoais e registros, relacionados à história de vida e desenvolvimento de cada criança e adolescente.