Reunião com os trabalhadores de material reciclado na segunda-feira, dia 30.

Os trabalhadores que recolhem material reciclado em Laguna terão a oportunidade de mudar de vida, com a construção de um Centro de Triagem.

Com recursos do Ministério das Cidades e contrapartida do Governo Municipal será construído na Vila Vitória, um espaço onde serão depositados material reciclado.

No próximo dia 30, às 19h, no Centro de Referência em Assistência Social (Cras), será realizada uma reunião com os trabalhadores que recolhem material.

Cooperativados irão selecionar e vender diretamente para as empresas, sem atravessadores, o contrário da realidade atual.

O Governo Municipal irá auxiliar os catadores. Depois de concluído o processo, os trabalhadores irão cuidar do local através de um cooperativa, onde o lucro é dividido entre eles.

O espaço deverá ser construído numa área de 350 metros quadrados. Os recursos de R$ 189.785,26 foram destinados pelo Ministério das Cidades com uma contrapartida do município. Equipamentos como prensas e carrinhos de coleta serão adquiridos para o funcionamento do espaço.

O Ministério das Cidades investe R$ 50 milhões do Orçamento Geral da União (OGU) por meio do Programa de Resíduos Sólidos Urbanos, na construção de 128 galpões, para 4,2 mil catadores, incluindo Laguna.

O trabalho tem como objetivo construir e equipar galpões de triagem, para a coleta seletiva e promover inclusão de catadores de lixo.

A trabalhadora Kátia da Silva, 30 anos de idade e oito anos como catadora de material reciclado, sai todos os dias para trabalhar e ganha uma média de R$ 300 por mês. “Eu quero participar da cooperativa. A gente vê pela televisão que outros lugares têm e os catadores são felizes e ganham bem. Não precisam trabalhar atrás do caminhão do lixo”, diz ela.

Fora da alta temporada, por mês em Laguna são recolhidas 750 toneladas de lixo.

A intenção do Governo Municipal é implantar a coleta seletiva do lixo. Os moradores irão selecionar o lixo, que deverá ser encaminhado para a cooperativa. Uma indústria de reciclagem já se comprometeu em comprar o material produzido pela cooperativa.

Um quilo de plástico transparente as empresas compram por R$ 1,60. Os catadores vendem para os atravessadores na base de R$ 0,50.

De acordo com o prefeito Célio Antônio a intenção é
“apoiar a demanda de catadores contribuindo para a criação de condições dignas, como o processo de inclusão social e a emancipação dos catadores”.

Neste processo serão desenvolvidos atividades para uma aproximação e criação de vínculos que proporcionarão reflexos positivos para participação em palestras de orientação social, sócio-educativas, sócio-ambientais e sócio-culturais.

Os trabalhadores estão sendo convidados para participar da reunião, às 19, dia 30, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), no bairro Magalhães, onde irão conhecer o projeto.

Saiba mais:

O que é ?
Apresentação do centro de triagem e a criação de uma cooperativa de catadores de material reciclado.

Onde ?
Na sede do Centro de Referência de Assistência Social, no bairro Magalhães, na avenida João Pessoa, às 19h, dia 30.

Qual o local do galpão ?
No bairro da Vila Vitória, no terreno atrás da Associação Recreativa dos Policiais Militares de Laguna.

Como irá funcionar ?
Os trabalhadores de material reciclado serão convidados para participar, também irão passar por oficinas sócio-ambientais, sócio-culturais e sócio-educativas. Técnicos do Governo Municipal irão orientá-los. A intenção é que os catadores realizem o trabalho de forma cooperativada.

Como participar ?
O trabalhador poderá participar da reunião, dia 30, às 19h, onde o prefeito Célio Antônio irá explicar o funcionamento. Mais informações no Cras do bairro Magalhães ou no 3646-2501.