Aniversário de Anita Garibaldi será comemorado com museu revitalizado, plantio de rosa e teatro ao ar livre

Chegou agosto, neste mês é comemorado o 198º ano de nascimento de Anita Garibaldi, tema da Semana Cultural. Dia 30, o museu Casa de Anita será entregue para a comunidade, ás 17h. Uma rosa símbolo da heroína deverá ser plantada no local. Dia 31, tem teatro ao ar livre, na praça da República.

Nas cidades do sul terão festividades como o plantio da rosa de Anita, trazida da Itália, com a participação de uma comitiva da região, onde a brasileira esteve na Europa.

Nesta sexta-feira, na cidade de Sogliano, na Itália e em Laguna, através de uma videoconferência, os prefeitos italianos da região de Emilia Romagna e da terra de Anita, Imbituba e Tubarão falaram sobre as suas cidades e, principalmente, das expectativas das comemorações. O evento, ocorrido no Museu Histórico Anita Garibaldi, contou com a participação da presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Ana Lúcia Coutinho; secretário de Turismo, Evandro Flora; presidente da Fundação Lagunense de Cultua, Mirela Honorato e convidados.

O encontro integra o projeto ‘Due mundi e una rosa per Anita’, de acordo com o pesquisador Adilcio Cadorin.

Realização do Instituto Cultural Anita Garibaldi, com apoio do Governo Municipal, através da Fundação Lagunense de Cultura.

O prefeito Mauro Candemil lembrou aos italianos sobre a importância histórica de Laguna. “343 anos de fundação. Nossa cidade tem muitas histórias e orgulho de termos Anita como nossa heroína”, afirmou.

A presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Ana Lúcia Coutinho, “é uma honra fazer parte deste processo de valorização de uma mulher como Anita e a preservação da sua memória. Principalmente, no estreitamento cultural entre Brasil e Itália. Estamos abertos para tratarmos sobre projetos de incentivo cultural, educação e turismo”, disse ela aos italianos.

Os prefeitos italianos mostraram todo o seu conhecimento sobre Anita Garibaldi. Como imagens do museu e da cidade onde ela nasceu. Já plantaram a rosa de Anita, em algumas cidades, onde a heroína passou na luta pela unificação da Itália.

O prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, descreveu a força feminina representada pela heroína de dois mundos.

Imbituba, terra onde ocorreu a primeira batalha naval, com a participação de Anita, em 1839, o prefeito Rosenvaldo da Silva, comentou das belezas naturais da cidade, e das celebrações que irão ocorrer na cidade para lembrar a lagunense.

No dia 30 deste mês serão plantadas rosas em Tubarão, Imbituba e Laguna como um símbolo histórico.

É uma iniciativa do museu e Biblioteca Renzi, de San Giovanni in Galilea, é um hibrido de rosa desenvolvido pelo ex-combatente Giulio Pantoli, de Ravena, que denominou Anita Garibaldi, doou ao Instituto Técnico Garibaldi-Da Vinci. Uma muda da rosa italianada será plantada na Casa de Anita, no centro histórico.

A festividade é o início dos preparativos para o bicentenário de nascimento da heroína, que irá ocorrer em 2021. Comitivas em seis municípios catarinenses foram criadas para desenvolver projetos para comemorar a data. São elas: Laguna, Tubarão, Imbituba, Lages, Curitibanos e Anita Garibaldi.

Programação:

30 de agosto – 16h- reinauguração da Casa de Anita – no centro histórico

17h – plantação da Rosa de Anita

31 de agosto – 18h – apresentação do teatro “Vida e Morte de Anita Garibaldi”, na praça da República Juliana. Aberta ao público.
Anita Garibaldi nasceu Anna nasceu no dia 30 de agosto de 1821. Filha de Bento Ribeiro da Silva e Maria Antônia de Jesus Antunes. Morreu no dia 4 de agosto de 1849, em Ravenna, na Itália, grávida do quinto filho.

Quer saber mais sobre a heroína ? Filmes, livros e trabalhos acadêmicos sobre Anita é só clicar.

Texto: jornalista Taís Sutero JP 1796 – Gecom