Pessoas com deficiência visual são incluídas no cenário urbano por ação da Udesc Laguna

Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Laguna, lançou o projeto de extensão “A Cidade Falada“, que pretende realizar descrições e oferecer informações detalhadas sobre espaços públicos para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual.

Idealizado e coordenado pela professora Carolina Stolf Silveira, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Udesc Laguna, o projeto faz narrações de locais de caráter arquitetônico, paisagístico e/ou urbanístico.

O projeto conta com a professora Luiza Helena Ferraro e os alunos Amanda Regina, Izabelle Leal, Laura Medeiros, Lavínia Grohs, Lucas Gorges, Lucca Mazzarotto e Júlia Floriano, todos da universidade

 

Primeiro projeto

De acordo com Carolina, a ideia surgiu quando ela trabalhou para a Prefeitura de Joinville. “Na ocasião, descrevemos a paisagem e a estrutura do mirante da cidade. Foi um sucesso, especialmente entre as pessoas com cegueira e baixa visão, atendendo também turistas e população em geral”, conta.

O primeiro projeto está pronto e pode ser conferido no https://youtu.be/Q7CDz1iAEks

 

Sobre a Lagoa Santo Antônio dos Anjos. Para realizá-lo, foram utilizadas informações técnicas fornecidas pela professora Micheli Cristina Thomas e pelo professor Jorge Luiz Rodrigues Filho, do Departamento de Engenharia de Pesca e Ciências Biológicas da Udesc Laguna. A narração é do locutor Salvador dos Santos, da Rádio Udesc FM Florianópolis.

Para avaliar as questões de acessibilidade, o projeto conta com a participação de pessoas com deficiência visual e conta com a orientação de dois pedagogos. A ideia é que o projeto ofereça informação acessível a todas as pessoas. “Então, além de disponibilizar o áudio e o texto, também iremos oferecer uma janela em Libras e traduzir para outros idiomas”, destaca a professora Carolina.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Udesc

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail acidadefalada@gmail.com e pelo canal do YouTube.