No Dia Internacional do Surf, Rodrigo Koxa relembra recorde mundial pela maior onda do mundo já surfada
Praia, sol e “altas ondas”! Neste domingo (20), é celebrado o Dia Internacional do Surf, a data comemorada desde 2004 tem como finalidade incentivar o esporte e também o estilo de vida que o surf proporciona.
Em Santa Catarina e, especialmente em Laguna, o esporte aquático é um dos mais praticados e favoritos pela população. As praias e as super ondas também atraem surfistas amadores e profissionais do mundo todo que vem ao município só para surfar aqui. Como o surfista profissional Rodrigo Koxa.
Para o recordista mundial, a praia do Cardoso, em Laguna, é um dos seus destinos preferidos para “pegar” as melhores ondas no Brasil.
O esportista em 2018 entrou no livro dos recordes, Guinness World Record Holder, por ter surfado a maior onda do mundo, cerca de 24m de altura, durante uma competição realizada em Portugal, ele conta como foi a emoção do momento. “Foi em Nazaré (Portugal) que conheci o mundo das ondas gigantes. Tive medo, mas me apaixonei ainda mais pelo desafio, foi a oportunidade de provar para mim mesmo que tudo que eu havia feito na vida tinha um significado. Quando a maior onda do mundo veio, eu estava lá e foi então que tudo fez sentido. A velocidade era surreal, o barulho, a energia e eu só queria conseguir surfar a onda toda e vibrar”, recorda.
Koxa também lembra que o surf começou na sua vida ainda na infância com apenas 5 anos de idade. “Primeiro treinei com a prancha de bodyboard, aos 8 anos ganhei minha primeira prancha de surf. Na época, eu passava o dia todo surfando na praia da Enseada, era a melhor coisa do mundo”.
Aos 12 anos, mesmo sendo um adolescente, Rodrigo já sabia que queria seguir a carreira profissional no surf de ondas grandes, ele conta que foi preciso anos de dedicação e de preparo físico e mental para conseguir alcançar seus sonhos. Para Koxa, o surf é mais que um esporte, mas também um estilo de vida. “Surfar é a minha vida e o surf é a minha religião, minha tribo, meu templo, minha escola e até meu escritório quando estou ensinando meus alunos a surfar”.
E para este dia especial, o surfista deixa um conselho a todos que sonham em se tornar grandes campeões do surf. “Sempre viva o que lhe é mais importante, a maior ousadia é acreditar nos sonhos e fazer de tudo por eles. É preciso motivação verdadeira para que possamos tornar os nossos sonhos em verdade”.