Prefeitura promove programa de castração e microchipagem

Em uma iniciativa inovadora, a Prefeitura de Laguna, através da Secretaria de Agricultura e Pesca (Sepagri), está realizando os programas de castração e microchipagem para proteger animais abandonados e de famílias de baixa renda.

De acordo com a Sepagri, mais de 1.200 animais de estimação foram castrados e microchipados, garantindo não apenas o controle populacional, mas também a segurança e identificação de cada animal, bem como a tranquilidade de seus tutores.

A microchipagem é uma ferramenta fundamental para proteger nossos amigos de quatro patas. Um pequeno dispositivo eletrônico, inserido por médicos veterinários em uma cápsula de biovidro cirúrgica, contém um código único e inalterável, que está vinculado às informações de contato do proprietário do animal. Esse código é registrado em um banco de dados mundial, tornando impossível a duplicidade e proporcionando uma forma eficaz de identificação.

Mas por que é tão importante ter esse recurso? A resposta é simples: segurança. Em casos de perda, furto ou roubo, a simples identificação por meio de uma coleta pode não ser suficiente. Algumas pessoas desonestas podem se apropriar dos animais e se recusarem a devolvê-los. Com o microchip, a identificação é rápida e confiável, evitando que a pessoa tenha acesso a informações pessoais do animal, como nome, aumentando a chance de recuperação do bichinho.

A conscientização sobre a importância da microchipagem está crescendo a cada dia. “Proteger nossos animais de estimação é uma responsabilidade de todos nós, e a Prefeitura de Laguna está liderando o caminho com esse programa abrangente de castração e microchipagem. Lembre-se, é uma segurança para você e seu companheiro de quatro patas,” destaca o secretário Dener Vieira.

É fundamental ressaltar que o implante do microchip é feito com rapidez e segurança por profissionais envolvidos, sem oferecer riscos ao animal. O dispositivo não contém bateria e fica inerte após ser implantado.

Mais informações entre em contato pelo telefone: (48) 3644-0013 ou pelo e-mail: bemestaranimal@laguna.sc.gov.br.

A Secretaria de Pesca e Agricultura fica localizada na Avenida Colombo Machado Salles, 145, Centro Histórico, 2º andar do Centro Administrativo Tordesilhas. O horário de atendimento é das 13h às 19h.