Equipe técnica da FLAMA apoia projeto de reestruturação para melhorar gestão ambiental

A Fundação Lagunense do Meio Ambiente (FLAMA) está passando por um período significativo de mudanças, com o anúncio de um projeto de reestruturação que visa modernizar e aprimorar suas operações. O Projeto de Lei Complementar Nº 007/2024, crucial para esta transformação, tem recebido amplo apoio dos setores técnicos da fundação, conforme detalhado nos recentes memorandos.

A Diretoria de Fiscalização Ambiental vê com bons olhos o reforço no planejamento e organização das atividades relacionadas à fiscalização, que é essencial para a proteção ambiental eficaz. Laís Lima de Paula, Fiscal Ambiental e membro da Diretoria de Fiscalização Ambiental (FLAMA-DFA), expressou seu apoio ao projeto, destacando a importância de adaptar a estrutura organizacional para enfrentar os desafios modernos da gestão ambiental. Ela ressalta a necessidade de um cargo específico de Diretor de Fiscalização Ambiental para proporcionar suporte efetivo durante e após as fiscalizações ambientais.

Por outro lado, Inacia Machado Dos Santos, Engenheira Ambiental e membro da Diretoria de Licenciamento Ambiental (FLAMA-DLA), também manifestou apoio ao projeto. Inacia e sua equipe enfatizaram a necessidade de mais profissionais para aumentar a eficiência e agilidade na execução de serviços de grande importância ambiental. Entre os serviços mencionados estão a elaboração e execução de projetos ambientais, programas de educação ambiental, mapeamento de Áreas de Preservação Permanente e a elaboração de pareceres técnicos que embasam a atuação dos fiscais ambientais.

Ambas as diretorias concordam que a reestruturação proposta pelo Projeto de Lei Complementar Nº 007/2024 é essencial para a fundação continuar a cumprir sua missão com maior eficácia, adaptando-se às novas demandas e desafios da gestão ambiental contemporânea.

Este período de mudança na FLAMA é visto com otimismo pelos técnicos, que consideram as propostas de reestruturação não apenas necessárias, mas também fundamentais para a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento organizacional a longo prazo.